terça-feira, 22 de maio de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA ? - nº 10
Por que as pessoas confundem os nomes ?

- Hoje pela manhã fui a padaria e ouvi uma senhora dizer uma coisa que me fez perder a cabeça e, antes mesmo de chegar em casa, tive que passar em uma farmácia para tomar um analgésico, pois a dor de cabeça foi grande devido ao que a senhora pronunciou: "Moço, me vê um pão Pullman?". Oras, Pão Pullman? Na realidade, ela não queria um pão da "marca" Pullman, e sim um pão de forma, mas ela achava que todos os pães de forma se chamavam pão pullman. Isso acontece também com o Danone. Vê se acorda, os iogurtes não são Danones, são "Iogurtes", Danone é a marca. (não gosto de empregar palavras do estrangeirismo, caso contrário, escreveria iogurte com "y", yogurte). * Essas marcas tornaram-se sinônimo do objeto.
Segue outros exemplos:
"Moço, tira uma xerox desses documentos?". NÃO é Xerox, é fotocópia. Xerox é o nome da empresa pioneira no ramo de fotocopiadoras "Xerox Corporation".

"Moço, me vê uma gillette?". Outro grande exemplo. A marca lançada em 1908, possui o sobrenome do inventor americano "King Camp Gillette". Gillette tornou-se verbete do produto lâmina descartável para barbear.

"Moço, quero um BomBril!. BomBril? Outro exemplo que até eu pronunciava ao comprar qualquer esponja de aço ou "lã de aço", mesmo sendo de outras marcas.

Maizena também é um nome poderoso para o produto amido de milho. Maizena é uma marca forte do produto amido de milho.

APRENDEU???

Nenhum comentário: