sábado, 19 de maio de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA ? - nº 08
Especial. Heróis em Quadrinhos e perguntas que caem nos vestibulares.

- Por que a maioria dos super-heróis usam uma ridícula cueca por cima da calça?

- Perdi a cabeça quando soube que as mães americanas conseguiam convencer os filhos a comerem espinafre dizendo que ficariam fortes como o Popeye (a fama do Marinheiro Popeye, gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre nos Estados Unidos).

- Outro dia comentei com um amigo sobre o sumiço do Ernie Reyes Jr. e, fiquei doido com a sua resposta. Ele disse que Ernie Reyes Jr. era o anãozinho da "Ilha da Fantasia", dá pra acreditar numa coisa dessas? Não saber que Ernie é o conhecidíssimo "Pequeno Mestre"? Com apenas 13 anos de idade, o garoto tinha um grande conhecimento nas artes marciais... Ilha da Fantasia? humpf... (foram produzidos 22 episódios do Pequeno Mestre nos anos de 1986 a 1987). Quando eu era criança, tinha um pôster bem grande do Pequeno Mestre no meu quarto, queria ser igual a ele, mas era "bemmm" diferente, apanhava todos os dias na escola. Detalhe, ainda tenho esse pôster do Pequeno Mestre guardado a "sete chaves".

- Veja que resposta fácil: semana passada fui em uma entrevista de emprego e a psicóloga me fez essa pergunta: "Você se lembra do nome do tigre de estimação do He-Man?" Respondi em menos de 2 segundos: claro que sim, o Pacato.

- No mesmo dia da entrevista "acima", a psicóloga me fez outra fácil pergunta: "Você lembra quem foi o criador dos Cavaleiros do Zodíaco?" Respondi na lata: o criador dos Cavaleiros do Zodíaco foi o japonês Masami Kurumada.

- No mesmo dia da entrevista "acima", a psicóloga me fez outra pergunta. Detalhe, fui reprovado porque não consegui responder... eita pergunta difícil. A pergunta era: quem é o atual Ministro da Cultura no Brasil? Quando cheguei em casa, fiquei revoltado. Por que ela não fez uma pergunta mais fácil? Tipo: você sabe qual era o nome do Detetive Dick Tracy dos quadrinhos? Ou qual o nome e ano do mangá mais antigo já encontrado? Respostas das perguntas: o nome do detetive Dick Tracy nos quadrinhos era Tess Trueheart - a personagem foi criada em 1931 por Chester Gould. O mangá mais antigo já encontrado é datado do ano de 1702 "Tobae Sankokushi" sendo que já tinha uma divisão em quadrinhos e balões. (essa até o babaca do meu vizinho sabe). Ah, liguei para um amigo, o Robervaldo que trabalha na prefeitura e perguntei quem era o atual ministro da cultura, depois de uns 15 minutos pensando, me disse que era o Gilberto Gil. Não acreditei muito, então procurei no famoso buscador mundial "Google" e, não é que o Robervaldo estava certo?

- Saber que hoje em dia, os "monstros" não são apenas vilões, mas também super-heróis. Exemplo: Fera, Noturno, Hulk, Spawn, Corvo, Coisa, Hellboy, etc. - Mas no final, entendi a apologia. "Não devemos ter preconceito com o que é diferente." Os X-Men é um grande exemplo do que acabei de citar. Pena que na vida real os preconceituosos ainda são muitos.

- Por que os super-heróis internacionais fazem "muuuuuuuito" mais sucesso que os nacionais?

- Escrevi alguns artigos sobre super-heróis internacionais e nacionais, descobri dezenas deles e, nacionais. Pena que a maioria, nunca tinha nem ouvido falar, nem sabia que existiam. Exemplo: Audaz, Blue Fighter, Bola de fogo, Capitão Brasil, Capitão Cipó, Capitão Estrela (esse herói foi criado em 1961 por Juarez Odilon, a pedido da Fábrica de Brinquedos Estrela), Capitão Taruman, O Gralha, Jerônimo, Lobo Guará, Pabeyma, etc. É claro que existiram alguns super-heróis nacionais de que ouvimos falar, como: Capitão 7, Judoka, Tiazinha, Quebra-Queixo e... não consigo mais lembrar de nenhum.

- Como que Hanna Barbera teve tanta criatividade para criar os Herculóides ? Os Herculóides eram formados por 8 integrantes: o guerreiro Zandor, sua bela mulher Zara, seu filho Dorno, as criaturas Glup e Glip, o rinoceronte Thundro “o qual atira pedras de energia através de seu chifre”, o poderoso gigante de pedra Igoo e Zok e o dragão verde que solta raios de energia. Afinal, quem não se lembra dos Herculóides? (The Herculoids. CBS, 1967 - Hanna Barbera).

- Existem vários gêneros de super-heróis, como os já citados acima, mas, existem também os heróis cômicos. Alguns conseguem até melhorar "um pouquínho" o meu mau humor. Cito: Os Incríveis, Overman, Super Pato, Morcego Vermelho, Morcego Verde, Popeye, Asterix e Obelix, Mônica, Capitão Cueca, Groo - O Errante, etc.

- Por que não passam mais na TV os episódios dos Três Patetas ? Fiquei tão cansado de esperar uma emissora reprisar os episódios deles que acabei comprando o DVD "Os Três Patetas".* Vocês sabiam que os Robobos eram os atrapalhados patetas, Moe, Larry e Curly? Talvez não se lembram, mas eram. Os Robobos moravam em uma pequena casa e se disfarçavam de seres humanos, mas quando o chefe 00Zero ligava, eles se transformavam nos biônicos e engraçados robôs "Os Robobos" (The Robonic Stooges. CBS, 1978 - Hanna Barbera).

- Até hoje não consegui entender como que o desenhista Akira Toriyama conseguiu criar mais de 190 componentes para o desenho animado Dragon Ball. Duvido que exista algum fã que "não" se lembre do nome de todos eles. É muito fácil: Acqua, Akkuman, Andróides "8, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20", Babidi, Bebi, Bibidi, Bardock, Bee, Bido, Blue Sogun, Bojack, Bra, Dr. Brief, Botter, Bubbles, Bujin, Brolly, Bio Brolly, Bulma, Calloni, Cell.. ah, depois escrevo o restante, minha pizza de frango e catupiry acabou de chegar... (mas estudem esses nomes, pois é a principal pergunta dos vestibulares).

- Não consigo entender por que as editoras não transformam alguns dos heróis cinematográficos em heróis em quadrinhos. Acredito que ficaria excelente a adaptação dos heróis dos filmes: O Chacal "Bruce Willis e Richard Gere", O Vingador do Futuro e O Sobrevivente "Arnold Sharzenegger", Máscara Negra "Jet Li", Inimigo do Estado e Eu, Robô ? "Will Smith", O Santo "Val kilmer", Missão Impossível e O Último Samurai "Tom Cruise", Teoria da Conspiração "Mel Gibson e Julia Roberts", Máquina Mortifera "Mel Gibson e Danny Glover" e até o cômico Johnny English com "Rowan Atkinson ".

- Perdi completamente a cabeça quando o desenhista e editor da excelente revista MAD, Ota, deixou a editora, mas tenho uma colher de chá no site, ou como ele diz "sáite": http://www.ota.com.br/

- Algo facílimo: você se lembra do nome dos integrantes dos Chageman? Não? Então ai vai pra refrescar a sua memória: Tsurugi Irio era o Change Dragon (vermelho), Sho Hayate era o Change Griphon (preto), Sayaka Negisa era a Change Mermaid (Branca), Yuma Ozora era o Change Pegassus (azul) e Mai Tsubassa era a Change Phoenix (rosa). OBS: Estudem bem esses nomes, cai sempre nos vestibulares.

- Outra pergunta que cai sempre nos vestibulares: quem foi Massao Hata? Resp.: Massao Hata era o professor que se transformava no Herói prateado National Kid, produzido nos anos de 1960 a 1961 com 39 episódios.

Um comentário:

Anônimo disse...

I, Robot (Eu, Robô) é baseado num livro de Isaac Asimov.