segunda-feira, 30 de julho de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA - Nº19

CINEMA, INFORMÁTICA, UFOLOGIA, LULA, TAM, CONCONHAS E ERROS ORTOGRÁFICOS .
FOTO ILUSTRATIVA

“Existem ‘erros’ neste artigo, foram colocados propositalmente, pois pretendo agradar a todos, inclusive os que buscam meus erros.’”
Ademir Pascale

Adotei o slogan acima, após passar três dias ininterruptos, pesquisando e redigindo um artigo, intitulado "Educação Bancária, Pedagogia Libertária e a Famosa World Wide Web." Pelas estatísticas - ao acessar o plesk do meu domínio "www.cranik.com" - verifiquei que o artigo citado, do dia 09/06/07 até 28/07/07, teve exatamente 7.227 acessos e, destes inúmeros acessos, ou leitores - se preferir - , apenas duas pessoas deram seu parecer referente ao artigo, aliás, não ao conteúdo do artigo, mas sim, aos erros ortográficos. De 11.254 caracteres (com espaços) e 9.380 (sem espaços) digitados, errei duas palavras - na verdade, não foi bem um erro, mas sim, um esquecimento. - No "world" do título, digitei rapidamente e faltou o "l", ficando "word" e, em uma determinada frase do texto, ao invés de "extinto", escrevi "instinto". O ser humano erra, esquece, mas não é perdoado. Sou lingüista, tenho licenciatura plena em inglês, português e literaturas, mas não citei isso aos "críticos", pois não valia a pena, só prolongaria a conversa. Um deles, disse que tinha mais de 30 anos de jornalismo, apontou o erro do "world", mas não achou que foi um "esquecimento", mas sim, um erro mesmo. Disse que o texto estava longo demais e não entendeu o porquê usei a "Educação Bancária" no artigo - acredito que ele relacionou algo aos bancos comerciais, criticou mas não compreendeu o sentido do artigo, pois deixei claro as idéias de Paulo Freire. O outro crítico, referente ao "instinto", disse: "Corrija-se no texto, já que, nas idéias, vai ser isso mesmo: leigos tratando um assunto tão vital."

É isso, passei "três dias" pesquisando e redigindo o artigo, sinto constantemente dores ao redor dos globos oculares e na cabeça, sei que erro ao ultrapassar meus limites, passando a maior parte do dia, tarde e noite, lendo e escrevendo e, em relação ao artigo "Educação Bancária, Pedagogia Libertária e a Famosa World Wide Web", parece que o redigi apenas para receber as duas críticas negativas e desconstrutivas. Mas nem sempre foi assim, [...]

*Clique Aqui e leia na íntegra.

Nenhum comentário: