segunda-feira, 30 de julho de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA - Nº19

CINEMA, INFORMÁTICA, UFOLOGIA, LULA, TAM, CONCONHAS E ERROS ORTOGRÁFICOS .
FOTO ILUSTRATIVA

“Existem ‘erros’ neste artigo, foram colocados propositalmente, pois pretendo agradar a todos, inclusive os que buscam meus erros.’”
Ademir Pascale

Adotei o slogan acima, após passar três dias ininterruptos, pesquisando e redigindo um artigo, intitulado "Educação Bancária, Pedagogia Libertária e a Famosa World Wide Web." Pelas estatísticas - ao acessar o plesk do meu domínio "www.cranik.com" - verifiquei que o artigo citado, do dia 09/06/07 até 28/07/07, teve exatamente 7.227 acessos e, destes inúmeros acessos, ou leitores - se preferir - , apenas duas pessoas deram seu parecer referente ao artigo, aliás, não ao conteúdo do artigo, mas sim, aos erros ortográficos. De 11.254 caracteres (com espaços) e 9.380 (sem espaços) digitados, errei duas palavras - na verdade, não foi bem um erro, mas sim, um esquecimento. - No "world" do título, digitei rapidamente e faltou o "l", ficando "word" e, em uma determinada frase do texto, ao invés de "extinto", escrevi "instinto". O ser humano erra, esquece, mas não é perdoado. Sou lingüista, tenho licenciatura plena em inglês, português e literaturas, mas não citei isso aos "críticos", pois não valia a pena, só prolongaria a conversa. Um deles, disse que tinha mais de 30 anos de jornalismo, apontou o erro do "world", mas não achou que foi um "esquecimento", mas sim, um erro mesmo. Disse que o texto estava longo demais e não entendeu o porquê usei a "Educação Bancária" no artigo - acredito que ele relacionou algo aos bancos comerciais, criticou mas não compreendeu o sentido do artigo, pois deixei claro as idéias de Paulo Freire. O outro crítico, referente ao "instinto", disse: "Corrija-se no texto, já que, nas idéias, vai ser isso mesmo: leigos tratando um assunto tão vital."

É isso, passei "três dias" pesquisando e redigindo o artigo, sinto constantemente dores ao redor dos globos oculares e na cabeça, sei que erro ao ultrapassar meus limites, passando a maior parte do dia, tarde e noite, lendo e escrevendo e, em relação ao artigo "Educação Bancária, Pedagogia Libertária e a Famosa World Wide Web", parece que o redigi apenas para receber as duas críticas negativas e desconstrutivas. Mas nem sempre foi assim, [...]

*Clique Aqui e leia na íntegra.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA - Nº18

A facilidade que as drogas chegam nas casas de famílias de classe média alta. O longa-metragem "Más Companhias" retrata este fato muito bem.

CRÍTICA: MÁS COMPANHIAS - Dean é um adolescente rebelde e alienado? Talvez, mas se o propositor do Behaviorismo Radical, Burrhus F. Skinner, ainda estivesse entre nós, faria uma análise detalhada deste individuo, pois é difícil analisar o comportamento de um adolescente e principalmente, julgá-lo como alienado – existem vários fatores para se chegar a este propósito e, o convívio com a famíĺia, conta muito. Mas deixemos isso para os psicólogos e behavioristas de plantão.

O longa escancara a realidade da vida da sociedade americana, mostrando que um país de primeiro mundo, também tem seus problemas e, a liberdade na adolescência destes americanos de classe média alta, geralmente os fazem chegar com facilidade as drogas. – Tenho certeza que Descartes também analisaria esse período dos adolescentes americanos, com precisão.

Neste momento que vos escrevo, noto o reflexo de O Pensador de Rodin, na tela do meu monitor e imagino que, com certeza, a educação que os americanos aprendem em casa e nos colégios, não é uma educação bancária, mas sim a mais libertária e liberal possível. - Tenho certeza que Paulo Freire se regozijaria plenamente com esta análise.

A seriedade deste dramático cotidiano das famílias americanas, é muito bem retratada no longa, mas, o diretor, Arie Posin, erra ao inserir um toque de... Clique aqui e leia na íntegra.


terça-feira, 24 de julho de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA - Nº 17

Mãe de vítima critica Lula em carta ao governo. Leia na íntegra. Clique Aqui

segunda-feira, 23 de julho de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA - Nº 16

Neste último sábado, fiz uma entrevista super bacana com o dramaturgo, Gerald Thomas. - Foi uma conversa descontraída sobre: política, problemas sociais, cultura e novos espetáculos.

Leia na íntegra, acesse: www.cranik.com/entrevista66.html

terça-feira, 17 de julho de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA - Nº 15

O preconceito com portadores de deficiências e o racismo geralmente vem de pessoas insensíveis e carentes de informação. Achei muito importante expor os sentimentos e o dia-a-dia desta guerreira, chamada "Muriel", mãe de Rita de Cássia, portadora da síndrome de down. Espero que leiam e reflitam muito...
Muriel com a filha Rita de Cássia.
(Crédito Foto: Diário Popular - 14.3.2000. fotógrafa: Eliaria Andrade)

LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: CLIQUE AQUI


sábado, 7 de julho de 2007

O QUE ME FAZ PERDER A CABEÇA - Nº 14

Convoco todos a lutar para impedirmos um desastre. Imaginem um lugar onde se pode ler gratuitamente, as obras de Machado de Assis, ou A Divina Comédia, ou ter acesso às melhores historinhas infantis de todos os tempos. Um lugar que lhe mostrasse as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci. Onde você pudesse escutar músicas em MP3 de alta qualidade... pois esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site: http://www.dominiopublico.gov.br/ . Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta desgraça, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

*Divulgue para o máximo de pessoas, por favor.

Destaques:

Música Erudita Brasileira
Obras Machado de Assis
Shakespeare em português
Teses e dissertações – CAPES
Poesia de Fernando Pessoa
Vídeos da TV Escola
Literatura Infantil em português
A Divina Comédia em português
Publicações sobre educação
Obras de Joaquim Nabuco
Hinos brasileiros (coral e instrumental)